https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/8032fd8a9e83436b674cb425b497ef6b.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/c1eba40845c93ece4a59f0035b5f3779.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/e71b16c325d2e38f913ccd090457743b.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/674a234c4a282c26e2b832241d9afacd.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/9635e125cabb1940cbd1a91b7306b91a.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1747/slider/153267fb1cccf99c98da0c9eafb3233e.png
Energisa alerta sobre segurança com energia elétrica durante Carnaval
23/02/2017 17:29 em Novo Horizonte

Com a chegada do feriado de Carnaval é preciso estar atento à segurança para aproveitar bem os festejos e evitar acidentes com a eletricidade.

Vai curtir o carnaval? Lembre-se de curtir com segurança. Pensando nisso, a Energisa orienta os organizadores dos eventos como desfile de blocos, trios elétricos ou escolas de samba, sobre os cuidados especiais com a montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximas à rede elétrica.

 "Os responsáveis pela instalação das arquibancadas, camarotes, estruturas e enfeites de carnaval com a rede de energia elétrica, devem tomar cuidado ao manobrar barras de metal, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos próximo das redes de energia”, explica Vinicius Alferes de Oliveira Motta, engenheiro de Segurança da empresa.

Como os fios instalados no alto dos postes estão energizados, isto é, conduzem eletricidade permanentemente, o risco é grande e qualquer descuido pode ser fatal. "Os fios se encontram em altura segura para os veículos e pedestres que circulam sob a rede. Mas no carnaval, essa regra é quebrada pelo homem que fica cada vez mais próximo da rede de energia elétrica. Todo cuidado é pouco para que a brincadeira não resulte num grave acidente", orienta.

Quem desfilar nos carros alegóricos, nos carnavais de rua, deve ficar atento com a distância segura da rede elétrica. "A preocupação nestes casos também é com o transporte dos carros por vias onde a rede elétrica atravessa avenidas e ruas até o local do desfile. Para a segurança, os carros alegóricos devem ter no máximo 5 metros de altura. Ao ultrapassar esse limite de segurança o folião corre o risco de tocar a rede de energia elétrica, provocar acidente e até a morte. Muitas vezes, encontramos pessoas em cima do carro, com um pedaço de madeira, tentando afastar os cabos para o veículo passar, isso é muito arriscado", afirma o engenheiro de segurança.

A instalação de arquibancada próxima à rede elétrica também pode resultar num acidente com eletricidade, ainda mais no carnaval, momento de descontração em que o folião carrega bandeiras, mastros ou outros objetos que podem vir a colocá-lo em contato com fios elétricos.

O folião deve ter muita atenção na hora de soltar fogos de artifício próximo às redes elétricas, pois podem provocar o rompimento dos fios da rede. Além dos fogos, não deve ser utilizada serpentina de papel alumínio ou metalizada por cima dos fios. É preciso ainda muita atenção com os balões metalizados. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia e até acidentes graves.

Nos Clubes e Balneários

E para quem vai aproveitar o feriado nos clubes e balneários da região, a dica é ter atenção com aparelhos de som, de refrigeração, churrasqueiras elétricas e fios desencapados. Evite ligar qualquer aparelho próximo a duchas ou piscinas, evite improvisar e fazer ligações irregulares que aumentam o risco de acidentes.

 

Atendimento

E lembre-se, durante o carnaval a Energisa estará pronta para atender caso seja necessário. As solicitações podem ser feitas pelo Cal Center da distribuidora, pelas redes sociais (facebook.com/energisa) ou ainda por SMS. 

Faltou luz? Envie um SMS

 

Para informar falta de energia utilize o serviço de SMS e envie uma mensagem para o número 26808.

 

A mensagem é gratuita, atende a todas as operadoras de telefonia móvel e pode ser utilizada 24 horas por dia.

 

Veja como é fácil:

 

LUZ/tecla espaço/número da Unidade Consumidora.

 

 

A empresa responderá via SMS, se já sabe o motivo da falta de luz, se há ou não previsão de retorno e um número de protocolo. Para facilitar salve em seu celular o número do SMS da empresa: 26808

COMENTÁRIOS